Duelos e Combates
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Duelos e Combates
Duelos e Combates
Uma das essências dos RPGs de aventura que ajudam a traçar mudanças significativas em um personagem são os combates. São através deles que personagens podem mudar completamente. Tal como perder partes do corpo ou ver um confidente morrer, mudam drasticamente física ou psicologicamente um personagem. Além de ser uma das prerrogativas que definem o abismo que entre os aventureiros e os civis, pois geralmente os civis não se envolvem em combates. Em Harry Potter, o combate é algo muitas vezes estudado, mas nem tantas vezes praticados. Um bruxo, que é o parâmetro do fórum, geralmente estuda feitiços, fauna, flora mágicos e como se defender das artes das trevas. Isso não significam que eles o pratiquem fora da escola ou da teoria. Desta forma, um personagem pode morrer sem ter se envolvido nenhuma vez em uma contenda, mas os maiores e mais experientes passaram ao menos por um combate na vida. Para a grande maioria dos bruxos as varinhas são, portanto, a maior ferramenta para essa atividade/ação e sem elas muitos são praticamente inofensivos. Isso não significa que outros seres também não possuam suas ferramentas para atacar ou defender-se. Um gigante é extremamente forte e pode lutar com vários bruxos ao mesmo tempo; uma veela e um duende possuem sua própria magia além de astúcia suficiente para agir contra outros seres; e isso são só exemplos. Resumindo, os combates não são a única forma de evoluir ou resolver conflitos, mas são parte fundamental dessa história dando sentido atributos, aos equipamentos e sobretudo a astúcia do player. Apesar de em teoria ser simples, um combate nem sempre será justo. Um ser pode muito bem enfrentar outros dois, três ou até um grupo sozinho, exigindo que os players saibam usar os recursos que tem à disposição. Em termos de regra de RPG contudo, um player sempre saberá "no que está se metendo" uma vez que todas as missões tendem a ter um nível de dificuldade pré-definido ou mesmo um duelo, que só pode ser realizado com o consentimento das partes envolvidas.
A primeira grande diferença que podemos traçar é justamente a citada acima é entre: duelos e combates. Duelos são geralmente combates realizados entre duplas, quartetos ou múltiplos pares, onde há certa paridade ou mesmo regras entre os oponentes. Um duelo portanto é algo mais formal. Enquanto um combate é o termo mais geral para outras modalidades, tais como as geralmente feitas entre os grupos de players e NPCs criados para uma aventura. Dentro dos combates, os oponentes costumam ser menos cordiais, lutar para liquidar a vida do oponente ou mesmo trapacear para conseguir alguma vantagem. E essas são diferenças importantes, porém em jogo, para que fique mais fácil, as regras são iguais.
Como descritos acima, os combates geralmente serão realizados de forma combinada ou mesmo em meio a aventura (missão) e serão geralmente realizados de forma narrada. Isso significa que o encontro entre os oponentes independente da quantidade devem ser iniciado com a introdução dos personagens no campo de batalha (seja ele uma rua no mundo trouxa, uma casa no mundo bruxo, uma floresta, Hogwarts, etc). A partir da introdução, será definida a ordem de ações a partir do teste de iniciativa (1d20+Destreza) que é realizado por todos, incluindo o mestre da aventura caso exista. Após a ordem ser tirada, os players e personagens vão descrevendo suas ações, a partir das ferramentas, características e personalidades de cada um possuindo um tempo para postar (que deverá ser combinada entre os envolvidos e mediado pela administração caso necessário). Em todas as fases do combate cada personagem poderá efetuar duas ações, que podem variar dependendo do que escolha mantendo sempre em mente que: ataques e movimentos são considerados ações. É declarado o fim de um combate quando um dos lados se rende, está inconsciente, morto ou se houver fuga. Em caso de duelos formais, é possível que o mediador interfira e declare um vencedor.
A primeira grande diferença que podemos traçar é justamente a citada acima é entre: duelos e combates. Duelos são geralmente combates realizados entre duplas, quartetos ou múltiplos pares, onde há certa paridade ou mesmo regras entre os oponentes. Um duelo portanto é algo mais formal. Enquanto um combate é o termo mais geral para outras modalidades, tais como as geralmente feitas entre os grupos de players e NPCs criados para uma aventura. Dentro dos combates, os oponentes costumam ser menos cordiais, lutar para liquidar a vida do oponente ou mesmo trapacear para conseguir alguma vantagem. E essas são diferenças importantes, porém em jogo, para que fique mais fácil, as regras são iguais.
FUNCIONAMENTO DO COMBATE
Como descritos acima, os combates geralmente serão realizados de forma combinada ou mesmo em meio a aventura (missão) e serão geralmente realizados de forma narrada. Isso significa que o encontro entre os oponentes independente da quantidade devem ser iniciado com a introdução dos personagens no campo de batalha (seja ele uma rua no mundo trouxa, uma casa no mundo bruxo, uma floresta, Hogwarts, etc). A partir da introdução, será definida a ordem de ações a partir do teste de iniciativa (1d20+Destreza) que é realizado por todos, incluindo o mestre da aventura caso exista. Após a ordem ser tirada, os players e personagens vão descrevendo suas ações, a partir das ferramentas, características e personalidades de cada um possuindo um tempo para postar (que deverá ser combinada entre os envolvidos e mediado pela administração caso necessário). Em todas as fases do combate cada personagem poderá efetuar duas ações, que podem variar dependendo do que escolha mantendo sempre em mente que: ataques e movimentos são considerados ações. É declarado o fim de um combate quando um dos lados se rende, está inconsciente, morto ou se houver fuga. Em caso de duelos formais, é possível que o mediador interfira e declare um vencedor.
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